Os brasileiros estão acostumados a pagar caro por produtos que, em outros
países, os consumidores tratariam como fruto de pura loucura. Um exemplo mais
recente disso é o que fez a empresa Sony, que ao lançar o PlayStation 4,
anunciou que o console chegará ao país como o mais caro do planeta, no valor de
mercado 4,5 vezes maior do que nos
Estados Unidos, onde a marca tem sua sede administrativa.
Foto reprodução Google revista Abril |
A diferença mercadológica virou motivo de chacota e
rapidamente, alimentou inúmeras gozações nas redes sociais. Revoltados, os
clientes da empresa rebatizaram o produto como Playstation 4k (de 4 mil) e,
desde então, é complicado compreender como pode ser possível um mesmo
equipamento eletrônico vendido em um lugar por US$ 399 (cerca de R$ 860), aqui
valer impressionantes R$ 3.999.
- Antes de mais nada, é bom lembrar que a Sony não é a primeira e, muito menos a última, a propor no Brasil valores exorbitantes para itens desenhados para agradar o mercado de massa. Aqui, não é necessário gostar de videogame para viver uma experiência parecida.
Exemplo disso, são planos de telefonia celular em que a
internet quase nunca funciona, lógico esse serviço que você adquire, após
gastar R$ 2.100 (US$ 955) aparelho
smartphone da moda, uma ótima aquisição se não fosse o valor, lembrando
que nos EUA o mesmo aparelho é vendido por pouco mais de US$ 600.
O jornal The New York Times deu evidência a esse
assunto. A matéria mostrou quanto se cobra por uma pizza grande de
queijo no Brasil: US$ 30. A reportagem especula os porquês desse valor incrivelmente
alto, justamente em um país que ainda deixa a desejar no quesito poder
aquisitivo de sua população.
Foto reprodução google Play4 |
Um dos motivos citados são os impostos aplicados aos
produtos e serviços nacionais, coisa que todo consumidor brasileiro conhece
muito bem. A estimativa é que em nosso país, uma empresa trabalha com 88 impostos federais, estaduais
e municipais. Sendo dessa maneira, não interessa quanto dinheiro o cidadão
tenha, ele vai pagar o mesmo volume de impostos que todo o resto.
A Playstation 4, ao ver o impacto negativo referente ao
custo do equipamento entre seus
consumidores brasileiros, a companhia tratou de destacar um de seus
executivos para explicar a matemática que tornou o console subitamente em um
produto de luxo. Segundo o executivo, o preço do videogame é US$ 399 (R$ 858).
Dai você inclui 63% de taxas de importação, acrescenta R$ 875 do custo de
revenda, exclui R$ 258 de margem de lucro da subsidiária local e, pronto,
chega-se ao preço quase obsceno.
"Por esse valor não gostaríamos de vender
sequer um PS4 no Brasil”, confessou o porta-voz.