O país de todos $$$? Por Angélica Scloneski

    Obrasileiros estão acostumados a pagar caro por produtos que, em outros países, os consumidores tratariam como fruto de pura loucura. Um exemplo mais recente disso é o que fez a empresa Sony, que ao lançar o PlayStation 4, anunciou que o console chegará ao país como o mais caro do planeta, no valor de mercado 4,5 vezes maior do que  nos Estados Unidos, onde a marca tem sua sede administrativa.

Foto reprodução Google revista Abril
    A diferença mercadológica virou motivo de chacota e rapidamente, alimentou inúmeras gozações nas redes sociais. Revoltados, os clientes da empresa rebatizaram o produto como Playstation 4k (de 4 mil) e, desde então, é complicado compreender como pode ser possível um mesmo equipamento eletrônico vendido em um lugar por US$ 399 (cerca de R$ 860), aqui valer impressionantes R$ 3.999.
  • Antes de mais nada, é bom lembrar que a Sony não é a primeira e, muito menos  a última, a propor no Brasil valores exorbitantes para itens desenhados para agradar o mercado de massa. Aqui, não é necessário gostar de videogame para viver uma experiência parecida.

    Exemplo disso, são planos de telefonia celular em que a internet quase nunca funciona, lógico esse serviço que você adquire, após gastar R$ 2.100 (US$ 955) aparelho  smartphone da moda, uma ótima aquisição se não fosse o valor, lembrando que nos EUA o mesmo aparelho é vendido por pouco mais de US$ 600.

    O jornal The New York Times deu evidência a esse assunto.  A matéria mostrou  quanto se cobra por uma pizza grande de queijo no Brasil: US$ 30. A reportagem especula os porquês desse valor incrivelmente alto, justamente em um país que ainda deixa a desejar no quesito poder aquisitivo de sua população.

Foto reprodução google Play4
Um dos motivos citados são os impostos aplicados aos produtos e serviços nacionais, coisa que todo consumidor brasileiro conhece muito bem. A estimativa é que em nosso país, uma empresa  trabalha com 88 impostos federais, estaduais e municipais. Sendo dessa maneira, não interessa quanto dinheiro o cidadão tenha, ele vai pagar o mesmo volume de impostos que todo o resto. 






    A Playstation 4, ao ver o impacto negativo referente ao custo do equipamento entre seus  consumidores brasileiros, a companhia tratou de destacar um de seus executivos para explicar a matemática que tornou o console subitamente em um produto de luxo. Segundo o executivo, o preço do videogame é US$ 399 (R$ 858). Dai você inclui 63% de taxas de importação, acrescenta R$ 875 do custo de revenda, exclui R$ 258 de margem de lucro da subsidiária local e, pronto, chega-se ao preço quase obsceno. 

"Por esse valor não gostaríamos de vender sequer um PS4 no Brasil”, confessou o porta-voz.
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