Nova descoberta promete tratar o alcoolismo.

    A nova maneira de tratamento para o alcoolismo foi descoberta pelos biólogos da Bashkíria – uma região da Rússia -. O método inovador consiste na administração, através das narinas, de fármacos que atuam sobre os neurônios nos quais a portadora de sinais é a dopamina.


Foto reprodução google - figurativo de alcoolismo
    O consumo de álcool ativa os neurônios de dopamina, o qual desenvolve uma sensação ilusória de prazer. A pesquisa foi realizada pelos biólogos do Departamento da Morfologia e Fisiologia Humana e Animal da Universidade Estadual da Bashkíria.


Foto reprodução google - figurativo alcoolismo
    Os resultados do estudo do cérebro dos roedores, animais modelos na neurociência – levaram os cientistas à ideia da existência da mesma assimetria da amígdala em seres humanos dependentes de álcool. Essas distorções de proporções foram reveladas por métodos de tomografia computadorizada.


    

    A amígdala está diretamente ligada aos receptores olfativos. Atualmente, está sendo desenvolvido um fármaco que vai agir sobre os neurônios da amígdala através do nariz, explicou a diretora do estudo, professora, Lilia Kalimullina. Isso evita que o paciente se sujeite a quaisquer procedimentos dolorosos. Entretanto, a nova “cura para o alcoolismo” vai trabalhar sobre o foco principal do vício.

  • O alcoolismo é considerado uma doença formalmente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo caracterizada como uma doença progressiva que pode levar a morte.
    No Brasil existe um discurso social em que o álcool figura como uma droga lícita e que não gera danos à saúde. Podemos ver, claramente, isso nos meios de comunicação e propaganda que exercem grande influência sobre a massa, principalmente entre os jovens, por captarem, no imaginário popular, o ideal e o sonho da beleza, sedução, conquistas e felicidade.

Angelica Scloneski
Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook

header ads
header ads