Sobre o passe livre estudantil - O aumento dos vereadores em Foz - O projeto que proibe celulares dentro das agências bancárias - Empregos na Copa. Fique por dentro com jornalista Airton Jose.
Começa a tramitar na Câmara, novamente, o projeto que institui o Passe Livre no Transporte Coletivo de Foz do Iguaçu para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior. O benefício também atingirá – se aprovado e sancionado – alunos de cursos profissionalizantes e cursinhos pré-vestibulares. Uma das exigências é que a renda familiar máxima do beneficiário não ultrapasse a dois salários mínimos regional. Note que o valor é diferente do mínimo nacional. É maior. O projeto propõe ainda que o Município subsidie o transporte coletivo urbano com recursos do orçamento próprio do município de até, no máximo, o valor correspondente a 5% da receita anual arrecadada pelo FOZTRANS. E o projeto vai além. Prevê que mediante convênios com outras prefeituras ou com o governo estadual e federal, o benefício poderá ser estendido aos transportes intermunicipais. Mais um projeto fadado ao veto do prefeito Paulo Mac Donald Ghisi e, caso seja sancionado, ao embate jurídico com as concessionárias.
Redução pode ganhar força
O vereador Hermógenes de Oliveira (PMDB) apresentou na sessão de quinta-feira (7) um requerimento pedindo a realização de uma audiência pública para debater com a comunidade a proposta, também de autoria dele, para elevar de 15 para 21 o número de cadeiras na Câmara Municipal de Foz. Os vereadores leram o pedido protocolado pela ACIFI e agradeceram a iniciativa. Porém, a questão já estava decidida. A audiência será realizada no dia 5 de agosto, às 19 horas. Até o momento a discussão está relacionada ao aumento. Porém, nada impede que o debate da redução no número de vereadores ganhe força durante a soberana participação popular.
Celular proibido
Os vereadores aprovaram em segunda discussão o projeto de lei, de autoria do vereador Rodrigo Cabral, que proíbe a utilização de telefone celular dentro das agências bancárias. O projeto segue para a sanção do Prefeito Municipal que poderá vetar. O projeto é especifico: proíbe a utilização do telefone celular. A lei, caso seja sancionada, deverá ser respeitada por todos. Inclusive os bancários.
Gestão discutível
Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Leitos do SUS farão diligências nos hospitais de Foz do Iguaçu nessa sexta-feira (08). O objetivo é o de verificar como está o atendimento nos hospitais e a ocupação dos leitos do SUS na cidade. Desde que foi instalada, no dia 27 de abril, a CPI já visitou onze cidades e realizou diligências em 19 estabelecimentos de saúde. Os deputados estão descobrindo que a saúde pública sofre com a falta de gestão.
Empregos na Copa
Um circuito de 12 seminários foi organizado pelo Sebrae para discutir as oportunidades de negócios geradas por ocasião da Copa do Mundo. A expectativa é de que cada dez empregos que devem ser gerados em função da competição, seis estarão em micro e pequenos negócios. Considerando uma estimativa de 700 mil empregos diretos e indiretos em todo o país até 2014, 420 mil estariam no quadro de funcionários de pequenos negócios. Mas, para que essa previsão se concretize, é preciso investir na preparação dos empresários.