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Foz do Iguaçu é um dos principais destinos turísticos nas
campanhas promovidas pela Embratur nos EUA e na Argentina, Chile, Paraguai e
Uruguai. Imagens das Cataratas do Iguaçu estão nos vídeos e peças para TV,
internet e mídia veiculados, por exemplo, na Times Square (Nova York). A
veiculação se estendeu de novembro de 2021 a abril de 2022.
"O movimento do turista estrangeiro deve crescer já neste segundo semestre
de 2022 e com aumento significativo para o ano de 2023. As campanhas fazem
parte desse trabalho do poder público e do setor produtivo na recuperação da
atividade em todo o país. Foz do Iguaçu é um dos principais destinos do mundo e
os visitantes dos turistas dos EUA e do Mercosul são fundamentais para este
novo ciclo do turismo", disse o prefeito Chico Brasileiro.
Os números do Parque Nacional do Iguaçu comprovam a tendência do aumento na
visitação estrangeira. Entre 1º de janeiro a 10 de maio de 2019, o parque
recebeu 713.371 visitantes, estratificando: 365.983 brasileiros, 347.388
estrangeiros e 73.173 do Mercosul. No mesmo período deste ano, foram 414.311
visitantes, 274.326 brasileiros, 139.985 estrangeiros e destes, 99.016 do
Mercosul.
Novos voos e conexões
O secretário municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo
Angeli, disse que as campanhas como as da Embratur e Vem pra Foz - em parceria
com a prefeitura, Itaipu e Codefoz - mostram resultados significativos que
podem ser constatados nos feriados do segundo semestre de 2021 e deste ano.
"As operadoras também já confirmaram a lotação de novos voos do Mercosul
que também fazem conexões com os países da América Central, México e EUA".
"Com o aeroporto reformado e ampliado, novos voos, novas rotas e as
conexões serão ampliados em curto prazo. A integração dos países do Mercosul,
que é uma realidade, vai agilizar o trânsito de pessoas entre os países do
bloco, o que vai potencializar ainda mais o turismo rodoviário e as visitas de
argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos", completou.
Come visit
Segundo a Embratur, a campanha “Brazil is visa-free. Come visit” nos EUA já
gerou acréscimo de US$ 5,7 milhões em viagens para o Brasil e um crescimento de
78% nas buscas pelo “visitbrasil”. Na TV, foram 1.673 inserções e 14.601.639
impactos. Em mídia exterior foram 1 milhão de inserções, com mais de 38 milhões
de impactos. Já o conteúdo na internet registrou mais de 52 milhões de
impactos, 12 milhões de visualizações de vídeo e mais de 127 mil cliques para o
site visitbrasil.
“Os EUA são o segundo emissor de viajantes para o Brasil. Então, é um mercado
que precisamos manter sempre no radar. Nas próximas semanas devemos lançar mais
uma campanha para este público”, adiantou o presidente da Embratur, Silvio
Nascimento.
Em 2019, antes da pandemia, o Brasil recebeu 600 mil norte-americanos, número
que só fica atrás dos quase 2 milhões de argentinos que entraram em território
brasileiro naquele ano.
Uno, dos, tres
Já a campanha “Uno, dos, tres, Brasil!” - veiculada entre novembro de 2021 e
março de 2022 na Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai - registrou mais de 1,4
bilhão de impactos. Segundo dados da plataforma Decolar.com, o número de
reservas de voos e hospedagens entre os turistas argentinos para janeiro e
fevereiro de 2022 voltou basicamente ao mesmo patamar registrado no verão de
2019/2020, antes do início da pandemia. Neste período, os quatro países
representaram 49,1% do total de turistas internacionais recebidos pelo Brasil.
Na televisão, foram 1.383 inserções comerciais em oito canais com 1,04 bilhão
de impactos. Em mídia exterior, 916.530 inserções em 40 painéis - mais de 168
milhões de impactos. Já na internet, 193,8 milhões de impactos, 111,7 milhões
de visualizações de vídeos, 1,05 milhão de cliques e 313 mil acessos ao site
Visit Brasil. “O Brasil está plenamente pronto para receber os nossos vizinhos
e essa campanha posicionou o país como o melhor destino para o verão dos
argentinos, chilenos, uruguaios e paraguaios", avaliou Nascimento.
“Investir em promoção nos países com proximidade geográfica tem sido uma boa
estratégia neste momento de retomada. Levamos aos nossos vizinhos a informação
de que aproveitar as praias, a natureza, a cultura, a gastronomia e a
receptividade do Brasil é perto e seguro”, completou.
(com informações da Embratur)