O brasileiro pagará R$ 2,88 para assistir a propaganda eleitoral

Ilustrativa
Segundo informações baseadas na legislação eleitoral 9.504/2007, é possível analisar o custo total das campanhas e fundo partidário. Somente para este pleito de 2016, onde acontecerão eleições municipais, o governo federal já prevê o pagamento de R$ 576 milhões para as emissoras de TV e rádio que transmitem o horário eleitoral.

Considerando que as emissoras arcam com 20% dos custos, é como se cada brasileiro pagasse, indiretamente, R$ 2,88 para receber informações sobre candidatos e partidos políticos no rádio e na TV. Entre 2002 e 2015, R$ 5,5 bilhões deixaram de ser arrecadados pela União por conta das deduções fiscais, em valores correntes. No ano passado, a isenção foi de R$ 218,3 milhões.

Segundo "O Globo", a renúncia fiscal concedida às empresas de rádio e televisão é uma das mais altas na lista da Receita Federal. Este ano, supera, por exemplo, os benefícios tributários para creches e pré-escolas, que têm previsão de R$ 72,7 milhões. Também é superior ao Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente, que terá isenção de R$ 323,4 milhões.
Com o Globo





Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook

header ads
header ads