Ilustrativa |
Segundo informações baseadas na legislação eleitoral
9.504/2007, é possível analisar o custo total das campanhas e fundo partidário.
Somente para este pleito de 2016, onde acontecerão eleições municipais, o
governo federal já prevê o pagamento de R$ 576 milhões para as
emissoras de TV e rádio que transmitem o horário eleitoral.
Considerando que as emissoras arcam com 20% dos
custos, é como se cada brasileiro pagasse, indiretamente, R$ 2,88 para receber
informações sobre candidatos e partidos políticos no rádio e na TV. Entre 2002
e 2015, R$ 5,5 bilhões deixaram de ser arrecadados pela União por conta das
deduções fiscais, em valores correntes. No ano passado, a isenção foi de R$
218,3 milhões.
Segundo "O Globo", a renúncia fiscal concedida
às empresas de rádio e televisão é uma das mais altas na lista da
Receita Federal. Este ano, supera, por exemplo, os benefícios tributários para
creches e pré-escolas, que têm previsão de R$ 72,7 milhões. Também é superior
ao Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente, que terá isenção de R$ 323,4
milhões.
Com o Globo