Política brasileira paralisada e Enquanto isso ... parte II

Foto Congresso
A política brasileira continua parada e o Calibre vai para sua segunda edição do:

“Enquanto isso...”
Odebrecht
Marcelo Odebrecht
Já se passaram seis meses da prisão do empresário Marcelo Odebrecht e agora a assessoria do homem oficializou seu afastamento da diretoria da empresa Odebrecht S.A., holding de sua família que controla várias companhias. Além disso, Marcelo também não preside mais os conselhos de Administração da Braskem, Odebrecht Óleo e Gás, Odebrecht Realizações Imobiliárias e Odebrecht Ambiental. 

A empresa divulgou uma nota oficial sobre assunto no qual explica o afastamento do empresário.
"Passados seis meses de sua prisão e tendo em vista o andamento de seu processo judicial". A assessoria de imprensa informa ainda que o "Conselho de Administração da Odebrecht S.A. formalizou a nomeação de Newton de Souza, que segue como diretor-presidente da Odebrecht S.A. e Presidente dos Conselhos de Administração das empresas mencionadas."
Na próxima terça-feira, 15, os ministros do Superior Tribunal de Justiça devem iniciar a decisão sobre o pedido de liberdade apresentado pela defesa de Marcelo.  

Vale ressaltar que o ministro Ribeiro Dantas já se posicionou a favor do habeas corpus e sugeriu a aplicação de pena alternativa. Enquanto isso, o empresário continua preso.
Odebrecht foi detido acusado de envolvimento de lavagem de dinheiro da Petrobrás. Seu substituto na presidente, Newton de Souza, agora é oficialmente o novo líder da empresa e dos conselhos.

“Enquanto isso...”
Cunha e sua “cara de pau”
Eduardo Cunha - foto de JornalCGM -

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de maneira agilizada, já protocolou sua defesa no Supremo Tribunal Federal. Assim que o ministro, Luiz Edson Fachin, solicitou ao deputado que encaminhasse a defesa, em 24h ela foi entregue ao STF.
  • Em entrevista, Cunha reafirmou que a votação secreta e as duas chapas, que devem analisar o pedido de cassação de Dilma, é constitucional.  
Segundo o ministro, o documento será analisado. Além disso, Fachin vai estudar o histórico de ações parecidas na Câmara dos Deputados para ver se já houve decisões como estas apresentadas por Cunha. Após a análise, o ministro ressaltou que vai apreciar em qual momento, realmente, um presidente da República de ser afastado.

A decisão de Fachin será entregue na próxima quarta-feira, 16. É possível, ainda, que algum ministro peça o pedido de vistas desta decisão. Se houver o pedido e for aprovado, o STF volta a analisar a decisão do ministro apenas em fevereiro de 2016. É que a Casa entra em recesso.

Na opinião do ministro, Luís Roberto Barroso, o STF precisa tirar essa decisão do “colo” e deixar que a política resolva com seriedade o problema.

“Enquanto isso...”
Mais um episódio lamentável no Conselho de Ética

Sim, mais um episódio registrado no Conselho de Ética brasileiro. O primeiro, o Calibre postou lamentando a “quase pancadaria” entre os deputados. Mas, desta vez, não será “quase”, pois os engravatados realmente se agrediram.

A troca de tapas e empurrões foi entre os deputados Zé Geraldo, do PT, e Wellington Roberto, do PR. Esta foi a segunda reuniões do Conselho onde é discutido a possível cassação do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, do PMDB. Os dois tiveram que ser apartados por outros parlamentares. Se não...

Os petistas acusam os deputados da oposição de estarem enrolando para não voltar pelo afastamento de Cunha. Chegaram a chamar de “A ditadura de Cunha”. O caso é que se a votação acontecesse nestas duas primeiras reuniões, Cunha estaria afastado neste momento.

Com a confusão, a sessão foi suspensa por alguns minutos. Mas, logo que voltou, foi anunciado o novo relator do processo, o deputado Marcos Rogério, do PDT.
Agora é aguardar o próximo round do nosso conselho de ÉTICA!

“Enquanto isso...”
Tucanos alinham discurso contra Dilma
Reunião PSDB
O PSDB realizou, na quinta-feira, 10, uma reunião geral do partido em Brasília. Com todos os representantes juntos, o líder tucano Fernando Henrique Cardoso, confirmou o discurso que o partido usará quando o tema for: Impeachment de Dilma. Segundo FHC, o PSDB lutará para que a presidente seja afastada do cargo.

“Enquanto isso...”
Temer só se coça para sentar no trono. 
Michel Temer
Aguardem a Parte III do "Enquanto isso..."

Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook

header ads
header ads