No dia 31 de maio se comemora O Dia Mundial Sem
Tabaco. Data marcada com campanhas, ações sociais, entre outras atitudes
focadas no combate ao cigarro. Esta droga que é considerada, pela Organização
Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o
mundo.
Foto reprodução google dia mundial sem tabaco |
A entidade estima que um terço da população mundial adulta, cerca de um
bilhão de pessoas, sejam fumantes. Outro dado chamativo apresentado é que 47%
da população masculina e 12% da população feminina fumam. Porém, a população
feminina vem fumando cada vez mais que os homens.
- O total de mortes devido ao uso do tabaco é de 4,9 milhões anuais. O que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.
Dados divulgados pela empresa mais sucedida no ramo
do tabaco, Souza Cruz, em 2012, a empresa chegou atingir 74% do mercado
brasileiro de cigarros. Com este resultado a Souza Cruz ocupa a primeira
posição no setor. A empresa divulgou, ainda, que seu lucro operacional ficou em
R$ 2,37 bilhões. Em relação ao ano de 2011 a empresa apresentou um crescimento
de 9%.
O economista da Fundação Getúlio Vargas, André Braz,
em entrevista ao Site Agência Brasil, divulgou, através de pesquisas, que os
consumidores gastam com o cigarro o dobro do que gastam para comprar arroz e
feijão – comida essencial na mesa do brasileiro -. Segundo ainda consta a
matéria, o dado apresentado é de 1,20% da renda média que é gasta com cigarros.
Já o arroz e feijão, a renda medida é só de 0,60%.
No Brasil, a luta entre as empresas produtoras de
tabaco, governo e sociedade, é intensa. De última, os políticos tentam coibir
de até mesmo a imagem do cigarro em lugares de venda do produto.
Com o objetivo
de tirar qualquer link com o tabaco, que influencie o fumante a fumar ou não. O
projeto de lei contra o anúncio de cigarros fortalece a os antitabagistas e
desafia, assim, o poder da indústria.
Proibir a publicidade, segundo apontam os
antitabagistas, é uma das melhores maneiras de evitar que os jovens comecem a
fumar. Esta atitude reduziria o consumo da população. Ação que é o pilar
principal da Organização Mundial da Saúde nesta data de combate ao tabaco.
- A entidade revela que um terço dos jovens que experimentam fumar o faz porque são estimulados pela publicidade. Do total, 78% dos jovens de 13 a 15 anos no mundo dizem estar exposta a alguma forma de propaganda do tabaco.
Como funciona a publicidade do tabaco hoje no
Brasil:
- A propaganda do cigarro é liberada em jornais e outsoors. No rádio e na televisão, os anúncios são permitidos apenas entre 9 horas da noite e 6 da manhã.
- Os anúncios não podem associar mais o fumo a sensações de bem-estar, melhorias na vida sexual.
- Os slogans não podem conter palavras, frases com intenções como “FUME”.
- Toda publicidade que envolve o tabaco deve haver a Atenção “O ministério da Saúde adverte sobre os males”.
Abaixo vídeo do cantor e ator, Andre Ramiro. O Cara participou do programa Rimanessencia e mandou uma rima que envolve o uso do Cigarro. Muito interessante.
"Advertida pelo Ministério da Saúde, em momento de inquietude me leva à Hollywood ela é Fresh e adora iludir, no mundo de Marlboro é Light, é Derby é Free, Minha mente, meu corpo, ela quer dominar, o seu melhor amigo, Enfisema Pulmonar. Na alta sociedade, ela é descolada, é creme, é café, canela e mentolada. Seduz, sua fama faz jus, só Jesus! Seu nome? Nicotina Ferreira de Souza Cruz. Parecia Inofensiva, mas te dominou."
"Advertida pelo Ministério da Saúde, em momento de inquietude me leva à Hollywood ela é Fresh e adora iludir, no mundo de Marlboro é Light, é Derby é Free, Minha mente, meu corpo, ela quer dominar, o seu melhor amigo, Enfisema Pulmonar. Na alta sociedade, ela é descolada, é creme, é café, canela e mentolada. Seduz, sua fama faz jus, só Jesus! Seu nome? Nicotina Ferreira de Souza Cruz. Parecia Inofensiva, mas te dominou."