Dia Mundial sem Tabaco - Famílias gastam mais com cigarros do que arroz e feijão

    No dia 31 de maio se comemora O Dia Mundial Sem Tabaco. Data marcada com campanhas, ações sociais, entre outras atitudes focadas no combate ao cigarro. Esta droga que é considerada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
Foto reprodução google dia mundial sem tabaco
    A entidade estima que um terço da população mundial adulta, cerca de um bilhão de pessoas, sejam fumantes. Outro dado chamativo apresentado é que 47% da população masculina e 12% da população feminina fumam. Porém, a população feminina vem fumando cada vez mais que os homens.
  • O total de mortes devido ao uso do tabaco é de 4,9 milhões anuais. O que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia.

    Dados divulgados pela empresa mais sucedida no ramo do tabaco, Souza Cruz, em 2012, a empresa chegou atingir 74% do mercado brasileiro de cigarros. Com este resultado a Souza Cruz ocupa a primeira posição no setor. A empresa divulgou, ainda, que seu lucro operacional ficou em R$ 2,37 bilhões. Em relação ao ano de 2011 a empresa apresentou um crescimento de 9%.

    O economista da Fundação Getúlio Vargas, André Braz, em entrevista ao Site Agência Brasil, divulgou, através de pesquisas, que os consumidores gastam com o cigarro o dobro do que gastam para comprar arroz e feijão – comida essencial na mesa do brasileiro -. Segundo ainda consta a matéria, o dado apresentado é de 1,20% da renda média que é gasta com cigarros. Já o arroz e feijão, a renda medida é só de 0,60%.

   
Foto reprodução google cigarros

No Brasil, a luta entre as empresas produtoras de tabaco, governo e sociedade, é intensa. De última, os políticos tentam coibir de até mesmo a imagem do cigarro em lugares de venda do produto. 




    Com o objetivo de tirar qualquer link com o tabaco, que influencie o fumante a fumar ou não. O projeto de lei contra o anúncio de cigarros fortalece a os antitabagistas e desafia, assim, o poder da indústria.
Proibir a publicidade, segundo apontam os antitabagistas, é uma das melhores maneiras de evitar que os jovens comecem a fumar. Esta atitude reduziria o consumo da população. Ação que é o pilar principal da Organização Mundial da Saúde nesta data de combate ao tabaco.
  • A entidade revela que um terço dos jovens que experimentam fumar o faz porque são estimulados pela publicidade. Do total, 78% dos jovens de 13 a 15 anos no mundo dizem estar exposta a alguma forma de propaganda do tabaco.

    Como funciona a publicidade do tabaco hoje no Brasil:
  1. A propaganda do cigarro é liberada em jornais e outsoors. No rádio e na televisão, os anúncios são permitidos apenas entre 9 horas da noite e 6 da manhã.
  2. Os anúncios não podem associar mais o fumo a sensações de bem-estar, melhorias na vida sexual.
  3. Os slogans não podem conter palavras, frases com intenções como “FUME”.
  4. Toda publicidade que envolve o tabaco deve haver a Atenção “O ministério da Saúde adverte sobre os males”.
Abaixo vídeo do cantor e ator, Andre Ramiro. O Cara participou do programa Rimanessencia e mandou uma rima que envolve o uso do Cigarro. Muito interessante.

"Advertida pelo Ministério da Saúde, em momento de inquietude me leva à Hollywood  ela é Fresh e adora iludir, no mundo de Marlboro é Light, é Derby é Free, Minha mente, meu corpo, ela quer dominar, o seu melhor amigo, Enfisema Pulmonar. Na alta sociedade, ela é descolada, é creme, é café, canela e mentolada. Seduz, sua fama faz jus, só Jesus! Seu nome? Nicotina Ferreira de Souza Cruz. Parecia Inofensiva, mas te dominou."





Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook

header ads
header ads