Segundo estudo realizado por cientistas da Faculdade de Saúde Pública de Harvard (EUA), a mulher que bebe em média 4 xícaras de café por dia tem 20% menos chances de sofrer de depressão.
O estudo foi realizado com 50 mil mulheres com idades entre 30 e 55 anos, sem qualquer sintoma de depressão (ou histórico de depressão) no início da pesquisa, mas durante período de 10 anos, cerca de 5% tiveram um diagnóstico de depressão ou começaram a tomar remédios antidepressivos.
Quando comparado com mulheres que bebiam pouco ou nenhum café, as que tomavam em média de 2 a 3 xícaras por dia tinham 15% menos chance de desenvolver a depressão. Já as que bebiam 4 xícaras por dia o risco de desenvolver a doença foi de 20% menor.
Outro dado interessante observado pela equipe de Harvard foi o de que beber muito café pode proteger ambos os sexos da doença de Parkinson.
Mas por outro lado, os pesquisadores ainda não sabem responder de que forma o café pode proteger a mulher da depressão. A única evidência concreta é de que a cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, capaz de aumentar a energia e a sensação de bem-estar.
Fonte: CNN