Sem cera, sem máscara = Sinceridade | Calibre Social

É possível ser sincero nos dias de hoje? Ou nos dias de ontem?
Às vezes sim, às vezes não. Acredito realmente que a sinceridade é um dos aspectos da vida que mais coloca em evidência nosso caráter. Mas convenhamos. É muito difícil aplicarmos a nossa sinceridade a todo o momento. Isso comprometeria tantas coisas. Amizades e relacionamentos ficariam abalados com certeza.
Nessa hora nos transformamos em camaleões, mudamos de cor e nos adaptamos aos locais. No latim, sincero significa "sem cera", isto é, sem a cera usada para disfarçar os defeitos das esculturas e dos móveis de madeira.
Os carpinteiros e os escultores enchiam as trincas com cera misturada ao pó da própria madeira, alisavam, lixavam, envernizavam e tudo parecia perfeito. Mas, com o passar do tempo, sob a ação do calor, do frio e da umidade e também pelo uso, a cera ia se desfazendo e as trincas iam aparecendo.
Portanto, sinceridade significa "sem cera", sem máscaras. È isso aí!
Eu sou adepta a usar a sinceridade,
por: ADRIANA CARDOSO
 nada de ficar ensebando, ou encerando coisas, ou ensaiando palavras que precisam ser ditas.  Mas isso não significa que vamos sair ofendendo as pessoas, como diz Oscar Wilde “Pouca sinceridade é uma coisa perigosa, e muita sinceridade é absolutamente fatal”, precisamos usar o bom senso.
Podemos ser sinceros sem chocar. Somos diferentes, divergimos nas opiniões, e precisamos viver em sociedade.  Cito ainda a célebre frase do filósofo L'Inconnu, sobre como deve ser o relacionamento ideal, onde as pessoas devem: "Ser autêntico, sem ser rude; ser verdadeiro, sem agredir; ser puro, sem ser servil."
Mas falando sinceramente com você, gosto mesmo de usar a sinceridade comigo mesma. Hoje, neste tempo, não me escondo mais dentro de mim mesma, hoje consigo ser sincera com meus anseios, gostos, e angustias. Não preciso e não quero camuflar meu jeito de ser, para agradar outros, afinal, um dia a cera seca e a rachadura aparece. Então prefiro assim, “uma verdade que machuca do que a mentira que produz certo alívio”, sem máscaras, sem cera, sem enfeites, sem delongas......

Paz e Luz e até semana que vem!
Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook

header ads
header ads