Não faz muito tempo que o diploma de Jornalismo perdeu o valor diante o compromisso da formação. No popular ele “caiu”, ou seja, o curso que tem a duração de quatro anos virou piada? Ou não?!
Alguns futuros jornalistas dizem que o curso não perdeu o valor e que os quatro anos estudados trazem além de conhecimento, muita prática, já que muitos alunos não atuam na área enquanto fazem o curso.
Por outro lado, alguns acadêmicos com a queda do diploma desencantaram e deixaram a faculdade.
O que intriga é que quando se fala sobre o tema na verdade o ponto de vista de muitos, para não generalizar é claro, muitos, citam o caso de jornalistas que estão na área a mais de 20 anos como exemplo.
Aqui a galera também é divida, uns dizem que esses jornalistas com o diploma perderão enfim o seu espaço, por que com a valorização do certificado os jovens vão ganhar mais espaço.
Outros defendem os jornalistas que não fizeram faculdade com o argumento de que a faculdade tem quatro anos de aulas práticas e teóricas, se levarmos à lógica, são dois anos somente de prática e dois de teórica. Já esses profissionais sem diploma estão na prática a mais de 20 anos.
Agora o mais chamativo. O calibre deixou de lado esses alunos que defendem ou não a queda do diploma e foi atrás desses profissionais sem diploma para saber o que eles têm a dizer sobre esse assunto tão debatido. E acreditem:
Todos que conversamos defenderam o Diploma. Mesmo sem ter ele em mãos. Entrevistamos 12 pessoas que atuam na área sem diploma.
Todos que conversamos defenderam o Diploma. Mesmo sem ter ele em mãos. Entrevistamos 12 pessoas que atuam na área sem diploma.
12 – Defende o diploma com o argumento de que a vida ensina muito, mais a faculdade é mais focada e organizada. Quatro anos são suficientes para que os acadêmicos saiam da faculdade e tenha capacidade de encarar os desafios do jornalismo.
8 – Decidiram voltar para faculdade de jornalismo, mesmo com mais de 20 anos de prática. Outros 4 não voltam por motivos particulares, mas garantem que na primeira oportunidade voltam.
Com ou sem diploma o jornalismo não tem dono atualmente. A prova é a estrutura da internet, a liberdade de que qualquer um, em qualquer momento pode virar um jornalista. Só é necessário um dispositivo móvel de banda larga.
O debate é amplo e discutível, mas a internet tem a resposta.
Calibre Social