Você consegue colocar-se no lugar do outro?

Acredito que isso seria a saída para muitos dos nossos problemas diários, colocar-se no lugar do outro, é uma prática difícil, mas talvez não impossível.

Um dia desses, refleti sobre um ato impensado, uma pequena frase, mas para o receptor não foi tão pequena assim. Aí me questionei, qual seria minha reação, se fosse comigo? Ficaria eu tranqüila? Não, com certeza não!

E assim segue nossa vida. Já me deparei com atitudes, ações impensadas de colegas, amigos e familiares que deixaram marcas profundas. Fizeram eles de caso pensado? Penso que não, faltou o tempo, a reflexão, a sabedoria do olhar além.

Por: Adriana Cardoso

Num trecho do livro “O que Realmente Importa?, de Anderson Cavalcante, o autor fala sobre um conceito teológico que tem um significado extremamente profundo. “Misericórdia significa coração em que ainda cabe outro”. Um coração que ainda não está cheio e, portanto, comporta a possibilidade de sentir pelo outro. E pede para que reflitamos um pouco e perceba que a misericórdia acontece no seu interior toda vez que você é capaz de "ser o outro", de se envolver no que o outro está sentindo ou pensando, sem preconceitos ou julgamentos prévios.

O exercício da misericórdia, portanto, está ao alcance de todos nós, basta que se tenha a disposição de "ver além", de estar de coração aberto para receber o outro dentro da gente, com suas alegrias e dores, acertos e erros. “Mas só contempla aquele que saiu de si, que permitiu que a realidade diante de seus olhos lhe invadisse a alma”. Então, penso que isso seja um exercício pra que pratiquemos diariamente, com muita paciência e cautela.

Vou trocar minha voltagem e recomeçar. Tente também! Tudo isso pode ser evitado se silenciarmos.  O que acontece muitas vezes é que pensamos errado, muito rápido, e aí falamos bobagens. Não precisamos ser tão apressados assim! Antes de falar consulte o seu coração.

Paz e Luz e até semana que vem!

Postagem Anterior Próxima Postagem

Facebook

header ads
header ads