Os sapatos feitos no Brasil ganham cada vez mais toques de design ousado e começam a se tornar indispensáveis em território nacional. Sem falar em crise, o setor de varejo sapatos e acessórios projeta grandes números e muito estilo para 2010.
Por Gabriela Casartelli
O consumidor brasileiro – ou seria, a brasileira? – compra, em média, 3,5 pares de sapatos por ano. Toda a produção calçadista nacional, que em 2009 chegou a 725 milhões de pares, só aumenta e cerca de 80% dela é destinada a abastecer o público interno.
Neste ano, a projeção de crescimento das vendas no país é maior, assim como a expectativa para as exportações. Se a crise financeira e a valorização do real frente ao dólar prejudicaram o envio de mercadorias para outros países em 2009, a promessa para a nova década é a crescente procura por calçados com maior valor adicional, como os pares cheios de design feitos no Brasil.
Em 2009, São Paulo ingressou na lista das dez mais importantes capitais da moda no mundo. Uma pesquisa feita pelo Global Language Monitor, grupo norte-americano sem fins lucrativos que rastreia a frequência de palavras e frases na mídia, na internet e na “blogosfera”, levantou o dado. A informação apenas confirma que o País se torna, cada vez mais, uma potência não só em estilo, mas em negócios relacionados ao design.
Com vários representantes brasileiros nas semanas de moda de Nova Iorque, Paris e Londres, o Made in Brazil ganha ainda mais a simpatia e os olhares do resto do mundo.E é esse caráter – com trabalho de marca, design e variedade – que qualifica o produto nacional frente ao do atual líder na produção e exportação de calçados no mundo: a Ásia. Conforme a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados), nos últimos anos, a exportação de marcas próprias aumentou consideravelmente aqui.
Anteriormente, as vendas para o mercado externo se resumiam ao que eles chamam de private label, que é o sapato fabricado e desenvolvido a pedido de uma marca estrangeira. O que vendemos agora é moda mesmo.
Dados:
Campeão de sapataria·
O Brasil produz calçados há mais de 100 anos. É o terceiro maior produtor, atrás da China e Índia e quinto maior exportador, atrás da China, Hong Kong, Vietnã e Itália·
Atua no mercado internacional desde a década de 70. Exporta para mais de 140 países.
Principais polos: Vale do Sinos (RS) e Franca (SP)·
Existem mais de 8 mil fábricas em todo o País. Emprega 300 mil trabalhadores diretos. Gera cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos· Atende completamente a demanda do mercado interno